sábado, 23 de janeiro de 2010

NÃO!!! *Gritando de maneira dramática ao cair de joelhos com os braços abertos*

Cara! Odeio essa sensação de terminar de ler um livro... essa sensação de vazio. Como se os seus amigos mais intimos, aqueles dos quais você conhece o mais fundo dos seus corações, que lhe confidenciam tudo por meio de narrativas de quinhentas paginas, que você passa a conhecer e amar, fossem embora para nunca mais ter contato algum com você. E a unica coisa que resta deles é a lembrança. Nem que você quera reler o livro será a mesma coisa, serão apenas as mesmas histórias, das quais ja conhece o final, e apenas lhe trarão uma maior sensação de nostalgia e saudades. Nenhuma história nova. Nada de novo pra contar. Nenhum evento novo entre você e esses personagens, que se tornaram esses amigos tão intimos. Contos não te dão tempo suficiente para ter tanta intimidade com o personagem, acho que é por isso que eu leio-os sem culpa nem medo dessa saudades pós-livro. Isso me deixa muito triste, e acho que é por isso que não consigo, sem muita dificuldade, ler um livro inteiro mais de uma vez (salvo raras exceções, é claro, como Pequeno Principe, ou Dom Casmurro, e provavelmente algum outro que não me venha na cabeça agora). Tenho certeza que alguem possa ter essa mesma sensação (é você mesma) e tá quase chorando lendo esse post como se fosse um drama (agora começou a rir por reparar que é verdade... Tá rindo de verdade né?... Agora tá pensando "VTNC, TICO!") Mas sem querer sair do clima literário do Post, o que me deixa aliviado é que os personagens do livro que leio são imortais e é apenas o segundo de uma extensa serie de livros, o que me alivia um pouco a tristeza, mas ainda me deixa com a extranha sensação de que uma parte dessa narrativa chegou ao fim.

Tá, qualquer um que ja tenha tido intimidade suficiente comigo para ter lido algo que escrevi sabe que a minha maior motivação a escrita são sentimentos fortes de paixão e saudades, portanto sabem que são exatamente esses os sentimentos que tenho com o fim de um livro, paixão e saudades por eles. Por isso tive a vontade avassaladora de escrever no blog, ainda que não tenha piadas para escrever. Porque, ao sentir a primeira pontada de dor ao terminar a ultima pagina e fechar a capa do livro, senti a necessidade de correr para o computador e escrever no blog.
Pior de tudo é que vim com a intenção de escrever duas frases: "Odeio a sensação de terminar um livro. Ao menos esse ainda tem continuações." e, olha só, acabei fazendo outro monólogo! =D

PS:Viu que no final das contas você foi a unica que riu lendo isso, né? (Diz a verdade, deu até uma mordida na lingua agora, parece que to vendo tua cara quando leu esses PS, e melhor é imaginar tua cara enquanto le esso parenteses, ou aspas, como diria o Yudi!)

Nenhum comentário: